Hoje gostaria de falar um pouco à cerca da quimica da água e como manter este equilibrio de uma forma simples barata e eficaz.
Tenho-me deparado com alguns aquáriofilistas com grandes desiquilibrios entre o KH e o Ca.
No inicio tudo começa bem, especialmente quem usa agua natural, esta água está em perfeito equilibrio mesmo com um cálcio a 380 ppm e um KH de 6 ou 7 mas pouco tempo depois a coisa começa a oscilar, especialmente com as tentativas por parte do aquariófilista de subir o Calcio para 420ppm.
Este fenómeno acontece com alguma frequencia especialmente quando o aquariófilista usa e abusa de hidroxido de calcio, este composto quando usado em demasia, satura de a agua e tem o efeito nefasto de baixar a alcalinidade, por exemplo Ca de 600ppm e um KH de 4 ou 5.
Para quem usa Reactor de Kalk e Reactor de Calcio a coisa ainda se torna mais complicada, que sentido faz o uso de um reactor de calcio que repõe alguns dos elementos mais consumidos como carbonatos, calcio, magnesio, potássio, estroncio, etc, associado a um reactor de kalk que apenas repõe o calcio?! A resposta é, sentido nenhum, estes equipamentos usados em conjunto servem apenas para baralhar a quimica da agua destabilizando-a por completo, ou seja a agua funciona como uma esponja, quando está saturada não absorve mais elementos e estes acabam por se percipitar por tudo o que é superficie do aquario mas em especial nas bombas e resistencias o que é um verdadeiro desperdicio de dinheiro.
Apenas aconselho o uso de reactor de kalk para aquarios que não usem refugio, o uso de kalk nesta configuração permite a precipitação do phosfato existente na coluna de agua em phosfato de cálcio temporariamente estável com um pH acima de 8 e inerte para as algas.
Pessoalmente uso apenas reactor de calcio para manter o perfeito equilibrio da agua, apenas este equipamento consegue manter a quimica perfeita da agua, mantendo a oscilação de pH perfeitamente insignificante durante o dia e especialmente durante a noite.
Um método ainda mais simples de manter o Ca e o Kh para aquários sem Reactor de Calcio ou Reactor de Kalk, por exemplo um nanoreef, passa pelo o uso de compostos quimico sem marca adquiridos em qualquer farmácia ou seja este método muito semelhante ao de Balling, passa pelo o uso de Cloreto de Calcio, Cloreto de Magnesio, Sulfato de Magnesio, Cloreto de Estroncio, Bicarbonato de Sodio e Iodeto de Potássio para repor os niveis consumidos.
Para que estiver interessado em testar esta forma simples de mantér o equilibrio quimico sem recorrer a reactores ou às carissimas prateleiras de lojas da especialidade pode usar a tabela Reef Chemistry Calculater de JDjeck (http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html).
ATENÇÃO - O uso desta tabela necessita dos litros reais, ou seja do volume total, é necessário subtrair a areia, a rocha, e todos os outros elemento que provocam um volume ficticio.
Façam o teste e tirem as vossas conclusões, a minha é bastante positiva, simples, eficaz, e barata.
Deixo um pequeno ficheiro mp3 que fala um pouco sobre a quimica da agua, a sua saturação, e a sua precipitação:
Até breve
Pestana
terça-feira, 20 de maio de 2008
A quimica da água
Publicada por Vitor Pestana à(s) terça-feira, maio 20, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário