quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nascimento de Sepia officinalis

Há cerca de uma semana atrás deram-me um caxo de ovas de chouco, o comportamento deste animal sempre me fascinou e prontamente aceitei a dadiva, para efeitos de estudo quer por simples curiosidade de saber se seria possivel fazer eclodir as ovas num sistema fechado, e em particular num reef.





Começo por mostrar o chamado "caxo" de ovas, estas ovas são depositadas pela progenitora à volta do caule de algumas algas, tem uma aparencia muito semelhante a um caxo de uvass como se pode ver nas imagens.
O resultado até agora tem sido animador, até ao momento já nasceram cerca de 3 choucos, mas há medida que o tempo vais passando, mais iram nascer.
Neste momento os que já nasceram tem um comportamento predatório, tentam caçar amphipodes que passam no caminho ao mesmo tempo que fogem dos ataques dos caraguejos ermitas, que para meu espanto demostram um comportamento muito predatorio para com estes tipo de animais.

Irei colocando mais actualizações à cerca deste tema.

Até breve

Vitor Pestana

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante.

POrque não no aquário principal?

acho que éra uma boa fonte de alimento (vivo) para os peixes.Penso eu, pois não tenho muita experiência.

Vitor Pestana disse...

Olá Amigo Ruben.

O problema aqui é diferente, as sepias são animais predatorios, ou seja assim que tivessem mais tamanho, os peixes do proprio aquario poderiam fazer parte da sua alimentação.

Pretendo manter um casal, nas pelas mesmas razões teram de ficar num aquario à parte.

Anónimo disse...

Boas Vitor

POis eu referia-me logo quando "eclodicem"(não sei se é asim que se escreve...eheh.

Boa sorte para esse aquário, e desde já os meus parabéns para o teu blog e projecto da estufa, estou a gostar muito.

Boa sorte

PS:Gostava de ver posts mais frequentes, mais do tipo "diário" do projecto. É so a minha ideia, pois eu sei que nem sempre é possível.