quinta-feira, 22 de maio de 2008

A quimica da água - 2

Hoje quero falar um pouco sobre a adição de elementos traço, o seu rápido consumo e a sua reposição de uma forma simples eficaz e barata.


Um dos elementos traço mais consumidos são o estroncio, potássio, e o iodo, o seu consumo depende muito de aquário para aquário, basicamente depende do numero de corais que cada pessoa possui, numa média para aquarios com alguma vida os elementos traço são quase consumidos no espaço de uma semana, e para quem não gosta de fazer trocas de água frequentes, torna-se complicado repor os niveis iniciais.


Mais uma vez, para contornar este problema recorro aos elementos quimicos base, ou seja, à farmácia, nomeadamente ao Estroncio, sob a formula de sal (cloreto de estroncio) e Iodo sob a formula de iodeto de potássio.


A adição de estroncio pode ser feita directamente na coluna de água, neste caso uso para repor os niveis consumidos, uma colher de chá de cloreto de estroncio para cada 150 litros, bastante simples.

O caso do Iodo é mais complexo, este terá de ser diluido, ou seja 100Gr de Iodeto de Potássio para 1000Ml de água de osmose, fazendo uma mistura a 100%, esta mistura fica de reserva.
O passo seguinte será diluir ainda mais a ultima diluição ou seja 10Ml da mistura de 100% em 990ml de agua de osmose fazendo uma mistura a 10%, será então desta mistura que poderá ser usada uma vez por semana 2,5Ml por cada 100lt de agua do aquário.
Se fizermos bem as contas, um frasco de 100Gr de Iodeto de Potássio custa cerca de 7€ e dá para practicamente o resto da vida de um aquariofilista, quanto mais para o aquário, quanto custa um frasquinho de iodo liquido vendido em lojas da especialidade? Resposta, demasiado.

Aconselho a quem pretenda seguir este metodo a adquirir os teste de Iodo e de estroncio da salifert para poderem adicionar a sua dose à medida do consumo de cada aquário.

Abraço

Pestana