terça-feira, 6 de maio de 2008

A minha Estufa


Apesar de preferir a configuração "dentro de terra" a estufa permite ir mais àlem ao nivel da sua manutenção e possivelmente à propagação asexuada de corais.Medindo 250cm x 200cm x 200cm e à prova de esposa e crianças, esta nova configuração permite amplificar ainda mais o poder do sol nesta materia, o pouco calor/iluminação que existe nos meses de Dezembro e Janeiro chega perfeitamente para manter a temperatura constante de 25ºGraus sem recorrer aos aquecedores .







Tanques com 2 x 245cmx60cmx40cm contendo cerca de 1000lt. Nesta configuração dei especial atenção à configuração da Sump e do refugio, estas são peças fundamentais para a chave do sucesso a longo termo.
Um dos aspectos mais importantes nesta aproximação é a quantidade de luz recebida pelos corais, na antiga configuração de Lago Marinho não existia um espelho de agua que provoca-se uma reflexão de luz ou seja o efeito do vidro em contacto com a agua na superficie permitia que todo os espectros da luz incidissem directamente, ou seja no verão a potencia máxima media é 120.000 lumens, demasiada luz pelo que era necessári colocar uma pequena sombra para que baixa-se estes valores para cerca de 40.000 a 60.000 lumens.
Um dos aspectos mais importantes são os raios UV, estes são benéficos até um certo ponto pois enaltece a coloração do tecido do coral, mas se este tipo de radiação for em demasia, graves danos podem ser provocados e consequentemente a morte em massa de várias colónias. Isso não irá acontecer com esta configuração, as propriedades do policarbonato filtram uma percentagem de UV, desta forma já é possivel dar um pouco mais de luz especialmente no verão quando este tipo de luz está no seu pico máximo. Em relação à coloração do tecido do coral é algo que apenas a longo termo poderá ter algumas conclusões.


A seu tempo farei um update ao blog em relação a essa matéria.

Pequeno video do seu funcionamento:


1 comentários:

Anónimo disse...

Vitor,

Os meus parabêns por este blogue e partilha de informação. Já aprendi aqui muita coisa e espero vir a aprender mais.
Um blogue a acompanhar.
Obrigado.

João Castelo